domingo, 28 de agosto de 2011

Fotos de Barra Bonita


Viagem à Barra Bonita 20/08/2011
     Os alunos do 6ºa o 8º ano, juntamente com as Profªs Maria Alice e Ana Paula, estiveram em Barra Bonita em um passeio didático – pedagógico.
      Nesta oportunidade conheceram a Cerâmica artesanal Sagrado Coração de Jesus, onde o trabalho é realizado por dois artesões da argila, a cerâmica foi fundada em 1972.
       Logo depois foram para o famoso e delicioso passeio de barco, onde almoçararam e puderam conhecer e navegar pelo rio Tiete, limpo com uma largura de até 8 km, passando pela Eclusa de Barra Bonita. 
HISTÓRIA DO RIO TIÊTE
       O Rio Tiête nasce a poucos quilômetros do Oceano Atlântico (22 km), no município de Salesópolis, no alto da Serra do Mar e atravessa todo o interior paulista, percorrendo1136km, indo desembocar no rio Paraná, no município de Itapura, divisa do estado de São Paulo com Mato Grosso.
      O inicio da navegação, no Rio Tiête, data de antes do descobrimento do Brasil, pois os índios já usavam o rio como meio de sobrevivência e comunicação com outras tribos, mesmo que em pequenas distancias.
      Com a chegada dos Bandeirantes, índios e Bandeirantes utilizavam o rio como meio de transporte, pois, naquela época, o rio já era uma verdadeira estrada de água. Este mesmo rio também foi chamado de “Rio Bandeirante.”
O Rio Tiête apresenta em seu percurso desníveis causados pelas barragens, daí a necessidade da construção de Eclusas. Em Barra Bonita o desnível chega a 26 m.
 

ECLUSA “UM ELEVADOR DE ÁGUAS”
 
      A eclusa nada mais é do que um elevador de águas que serve para subir ou descer as embarcações. A construção de eclusa foi à maneira que a engenharia usou para que as embarcações pudessem transpor os desníveis.
      Todo o processo de enchimento e esvaziamento é feito por gravidade (não requer motores ou bombeamento). Assim que a embarcação entra na eclusa, ela é atracada nas bóias laterais; isso é um termo de segurança, durante a eclusagem. O operador da Eclusa fecha a comporta jusante (nível baixo do rio) e dá-se o início ao enchimento da câmara.
      As Eclusas do rio Tiête tem as seguintes medidas: 142 metros de comprimento, sendo 137 metros úteis, 12 metros de largura, sendo 11 metros e desníveis médios de 26 metros de altura, com capacidade para receber comboios com até 137 metros de comprimento.



 

Bibliografia: hidrovia Tiête – Paraná Resumo Informativo.
Adaptação: Profª Ana Paula Camargo Rossi 

Um comentário:

  1. kkkkkkkkkkk
    foi muito legal esse passeio
    eu adorei a parte em que nos subimos 26 metros em menos de 20 minutos

    ResponderExcluir